A Real Federação Espanhola de Futebol divulgou hoje a lista dos onze estádios em Espanha candidatos a receber jogos do Mundial’2030, que organizará em conjunto com Portugal e Marrocos.
Anoeta (San Sebastián), Camp Nou (Barcelona), Gran Canária (Las Palmas), La Cartuja (Sevilha), La Rosaleda (Málaga), Metropolitano (Madrid), Nueva Romareda (Saragoça), RCDE Stadium (Barcelona Cornellá-El Prat), Riazor (Corunha), San Mamés (Bilbau) e Santiago Bernabéu (Madrid) são os recintos eleitos pela RFEF.
Para definir esta lista, o organismo refere que “foram aplicadas uma série de escalas e critérios objetivos, em linha com o estabelecido nos requisitos de candidatura da FIFA”.
“No total, foram definidos 11 estádios, escolhidos numa avaliação que teve em conta aspetos como o projeto técnico, o funcionamento, a estrutura financeira e a dotação das cidades-sede, além do cumprimento dos requisitos documentais e contratuais”, acrescenta.
A Real Federação Espanhola de Futebol refere que foram analisadas todas as possibilidades, incluindo o alargamento para 13 estádios, opção que teria sempre que ser tomada por unanimidade pelas três federações coorganizadoras e que foi proposta em junho, após quase dois anos de trabalho.
“Mas, tanto a federação portuguesa como a marroquina consideraram que deve ser respeitado o regulamento da FIFA, onde estão estabelecidos um máximo de 20 sedes, o que significa que Espanha terá 11, Marrocos seis e Portugal três”, refere ainda a Real Federação Espanhola de Futebol.
Os três estádios portugueses que irão acolher jogos do Mundial’2030 serão o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto. De resto, o Estádio da Luz – o único dos três com capacidade mínima de 60 mil lugares – irá acolher uma das meias-finais da competição, revelou em abril o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Mundial’2030, anunciou a FIFA em outubro do ano passado. Argentina, Paraguai e Uruguai também irão acolher três partidas da competição, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.