O Chega quer que os museus e monumentos nacionais passem a ser gratuitos para visitantes a partir dos 65 anos. O partido de André Ventura apresentou um projeto de resolução, no Parlamento, para assegurar “a gratuitidade de acesso aos museus e monumentos nacionais por idosos”.

“A importância da gratuitidade dos museus e monumentos sem limite de dias para o efeito interliga-se com a cada vez maior urgência em promover o envelhecimento ativo”, refere o diploma do Chega, realçando que “é fundamental manter os nossos idosos ativos cognitiva e socialmente, sem permitir que questões financeiras, particularmente num país com reformas baixas, constituam um obstáculo para o seu acesso a museus e monumentos”.

Por isso, o Chega pretende que o acesso seja gratuito “todos os dias e não apenas aos domingos e feriados, como prevê a lei em vigor”. E recomenda ao governo que “conceda aos cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, residentes em território nacional, a gratuitidade de acesso a museus, palácios e monumentos nacionais sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural”.