O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça está a vender, através do Gabinete de Administração de Bens, um Porsche de José Veiga; um Bentley de Paulo Santana Lopes; e uma moradia de luxo na Quinta da Marinha, em Cascais, de Gilbert Ondongo, ministro das Finanças do Congo, escreve o Público.

Segundo o diário, o T6 de luxo é composto por três pisos, tem piscina, sala de jogos, sala de cinema, várias casas de banho – uma delas com sauna e banho turco – e um ginásio. A moradia está avaliada em oito milhões de euros. O Porsche de José Veiga é um Cayenne S 4.2 V8, de 2014, e está avaliado em mais de 79 mil euros. Já o Bentley Continental GTC V8 cabrio, do irmão de Pedro Santana Lopes, é do mesmo ano e foi avaliado em 160 mil euros.

Os bens foram apreendidos em 2016, no âmbito da Operação Rota do Atlântico, e serão vendidos antecipadamente devido ao grande risco de desvalorização. De acordo com o Público, a manutenção da mansão de luxo da Quinta da Marinha exige um grande investimento do Estado para evitar que se degrade enquanto está à sua guarda.

O Público escreve também que os alegados proprietários foram notificados para exercerem o direito de requererem a sua entrega contra o depósito do valor avaliado, uma vez que a Rota do Atlântico ainda está em fase de investigação, mas, como não o fizeram, os bens serão leiloados, com o valor angariado no leilão a ficar à guardo do Gabinete de Administração de Bens até que o processo transite em julgado.