O euro continuou hoje a descer face ao dólar, uma tendência que mantém desde finais da semana passada e que se acentuou após os resultados das eleições europeias, que levaram à convocação de legislativas antecipadas em França.
Às 17:45 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0739 dólares, quando na segunda-feira ao final da tarde negociava a 1,0754 dólares.
Segundo analistas, o euro continua pressionado pela incerteza na Europa após as eleições para o Parlamento Europeu.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou no domingo que vai convocar eleições legislativas antecipadas na sequência dos resultados das eleições europeias, ganhas de forma destacada pelo partido de extrema-direita União Nacional.
Os mercados seguem ainda atentos a reunião da Reserva Federal (Fed) norte-americana, que começou hoje e termina na quarta-feira, sem que estejam previstas descidas das taxas de juro, com a inflação ainda acima do desejado nos Estados Unidos. As taxas devem ficar inalteradas, entre 5,25% e 5,50%.
A decisão chegará uma semana depois de o Banco Central Europeu (BCE) baixar as suas taxas de juro em 25 pontos base, sem se comprometer com futuras descidas.