Fernando Cabecinha foi reeleito para um segundo mandato, até 2027, como grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), nas eleições que se realizaram no fim de semana, foi hoje anunciado.
Grão-mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa desde 2021, Fernando Cabecinha, 70 anos, foi reeleito com cerca de 77% dos votos, enquanto o adversário, Luís Natal Marques, obteve 22%, de acordo com os resultados provisórios, informou à Lusa fonte da obediência.
As eleições realizaram-se no sábado e no domingo e os resultados finais vão ser apurados pelo grande tribunal maçónico em reunião a realizar brevemente, depois de recebidos, no prazo de cinco dias úteis, os resultados nas várias lojas do Grande Oriente Lusitano.
Nas eleições de 2021, Cabecinha ganhou, à segunda volta, com 59% dos votos, batendo Carlos Vasconcelos, que teve 39%.
Com 103 lojas espalhadas pelo país e 2.500 membros (mais cem que no início do mandato), Fernando Cabecinha disse, numa entrevista à Lusa em dezembro que 2023, que o GOL mantém capacidade de atração de novos elementos, mesmo num tempo em que o prestígio está associado à visibilidade pública.