O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai reunir-se esta segunda-feira, em Madrid, com o chefe do Governo, Pedro Sánchez, com quem deverá assinar um acordo bilateral de segurança, noticiou a agência espanhola EFE.
A visita, inicialmente prevista para 17 de maio, mas que teve de ser cancelada devido à ofensiva russa, só foi oficialmente confirmada ao início da noite de domingo pelo Palácio Moncloa por razões de segurança.
Segundo a EFE, o executivo espanhol limitou-se a informar que Sánchez receberá o Presidente ucraniano na Moncloa às 12 horas (11 horas em Lisboa), após o que ambos comparecerão numa conferência de imprensa.
Pouco depois desta comunicação, a Casa do Rei informou que Felipe VI receberá Zelensky no Palácio Real às 14 horas e 45 minutos depois está previsto um almoço em sua honra.
Espera-se que Sánchez e Zelensky assinem o acordo bilateral de segurança que ambos iam assinar a 17 de maio e ao qual o Presidente do governo espanhol se referiu no Congresso na passada quarta-feira, quando assegurou que seria assinado quando as circunstâncias o permitissem.
O acordo compromete a Espanha a continuar a prestar apoio militar à Ucrânia.