São Paulo reuniu cerca de 15 milhões de visitantes no carnaval de rua de 2023, os chamados “foliões”. Para a edição deste ano, a cidade receberá um total de 579 blocos, 117 a mais face a 2023, e espera acolher ainda mais visitantes do que no ano passado, visto que apenas 8,2% dos “foliões” eram de fora da cidade, avança a Forbes Brasil.
Segundo estatísticas do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, os 462 blocos de rua da capital paulista juntaram em 2023 cerca de 15 milhões de pessoas, registando um impacto económico no turismo por volta dos 2,9 mil milhões de reais. O valor médio gasto por turistas é de 1.150 reais (cerca de 215 euros), durante quase cinco dias, dados que mostram que o carnaval de rua é um impulsionador do turismo e da economia brasileira em geral.
Apesar do grande volume de receita acumulada, “ainda há um desencontro entre marcas interessadas em apoiar a força cultural brasileira que é o carnaval, e os artistas e/ou blocos que gostariam de receber mais investimentos para potencializar seus projetos artísticos”, revela à Forbes Brasil Rogério Oliveira, co-fundador do Coletivo Pipoca, empresa produtora de alguns dos maiores blocos de ruas do Brasil, contando com parcerias de vários artistas e grupos de renome, como Alceu Valença, Monobloco, e BaianaSystem.
Por sua vez, o Coletivo Pipoca juntou cerca de dois milhões de “foliões” no carnaval de rua paulistano em 2023, produzindo por volta de 4,7 milhões de reais (cerca de 881 mil euros) entre as marcas e blocos envolvidos. Para a edição de 2024, prevêm um crescimento de 2,5 vezes, antecipando cerca de 12 milhões de reais.
Editado por João G. Oliveira