O líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias, vai ser cabeça-de-lista do PS em Leiria, enquanto a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, será “número um” pelo círculo de Coimbra nas próximas eleições legislativas.

Na noite de segunda-feira, de acordo com fonte deste partido, a direção de Pedro Nuno Santos chegou a acordo com Daniel Adrião, que concorreu à liderança dos socialistas nas eleições internas de 15 e 16 de dezembro — e cuja corrente tem quatro elementos na Comissão Nacional –, integrando-o como quinto da lista pelo círculo de Coimbra. Eurico Brilhante Dias, ex-secretário de Estado para a Internacionalização, já foi candidato pelo círculo eleitoral de Leiria nas eleições legislativas de janeiro de 2022. Ana Abrunhosa, antes de ser ministra nos dois últimos executivos liderados por António Costa, foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro entre 2014 e 2019 e é professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Entre Ana Abrunhosa na primeira posição e Daniel Adrião no quinto lugar, entram na lista de candidatos a deputados do PS por Coimbra o ex-presidente da Federação Pedro Coimbra (2.º lugar) e os atuais deputados Ricardo Lino (3.º) e Raquel Ferreira (4.º).

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, vai encabeçar a lista de candidatos a deputados do PS pelo círculo de Viana do Castelo, enquanto o presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias, será “número um” por Évora.

Marina Gonçalves, que integra o Secretariado Nacional do PS e pertence ao chamado “núcleo político” do líder deste partido, Pedro Nuno Santos, substitui na primeira posição por Viana do Castelo o deputado e ex-ministro da Educação.

Já o autarca Luís Dias substitui como cabeça-de-lista em Évora o antigo ministro da Agricultura e eurodeputado, presidente da Comissão de Assuntos Europeus, Capoulas Santos, que foi número um neste círculo eleitoral nas legislativas de 2019 e de 2022.