A Phenix foi distinguida enquanto Escolha Sustentável 2024, avança a empresa via comunicado. A startup francesa concentra-se em diminuir o desperdício, seja este alimentar ou não alimentar, e foi escolhida após avaliação por parte de especialistas e consumidores.
“Receber o selo Escolha Sustentável, ainda para mais na primeira edição deste prémio, é, para nós, um grande orgulho. Esta distinção é resultado do trabalho diário da equipa no combate ao desperdício alimentar, tendo em vista um futuro mais sustentável e responsável”, refere Carlos Hipólito, head of Portugal da Phenix Portugal.
Esta foi a primeira edição do selo Escolha Sustentável. Trata-se do primeiro sistema de qualificação público em sustentabilidade, baseado na apreciação de especialistas (60%) e consumidores (40%) de produtos e serviços que detêm um papel ativo na sustentabilidade, seja a nível social, seja numa vertente ambiental e económica.
A Phenix destaca-se enquanto empresa líder na Europa no sector do desperdício alimentar e propõe-se fazer face ao mesmo, comprometendo-se a encontrar soluções humanas e digitais benéficas tanto para quem possui excedentes como para os que deles necessitam, através, por exemplo, de uma gestão eficaz de stocks ou de uma redistribuição do excedente.
Em 2023, alinhada com o objetivo de que nenhum produto seja desperdiçado, a Phenix salvou mais de 12 milhões de refeições, e Carlos Hipólito promete que a empresa vai “continuar a fazer o {seu] trabalho, para que no próximo ano possamos ser novamente reconhecidos”.
Editado por João G. Oliveira