Pedro Nuno Santos está em vantagem após o primeiro dia das eleições internas para escolher o sucessor de António Costa como secretário-geral do PS.

Segundo noticia o DN, o ex-ministro das Infraestruturas conquistou 64,1% dos votos ao passo que José Luís Carneiro ficou-se pelos 34,8%, – Daniel Adrião teve residuais 1%.

Pedro Nuno Santos ganhou, com expressão, na Federação da Área Urbana de Lisboa, com 67%, e na Federação de Aveiro, com 75% dos votos. E ainda somou vitórias em Bragança, Castelo Branco, Évora, Leiria, Guarda, Portalegre, Setúbal e Viana do Castelo. Tem, até ao momento, 284 delegados eleitos para o Congresso que se realiza a 5, 6 e 7 de janeiro, em Lisboa. José Luís Carneiro tem 107.

Ainda assim, apesar da boa vantagem que Pedro Nuno Santos conquistou, é bom lembrar que neste sábado decorre a votação nas federações com mais militantes do partido – Porto e Braga. Neste sábado, ao todo, votam nove federações, correspondentes a 63% do universo eleitoral, pelo que ainda nada está decidido.