A Efacec anunciou em comunicado que foi escolhida pela Midtjyske Jernbaner (MJBA), operador ferroviário da região de Midtylland, no norte da Dinamarca, para o fornecimento de uma estação de carregamento dos novos comboios a baterias recentemente adquiridos. Um contrato com um valor de valor acima dos seis milhões de euros e cujo objetivo é potenciar a mudança para comboios elétricos.
A empresa dinamarquesa adquiriu recentemente sete comboios a bateria à Siemens Mobility, prevendo-se o início do seu funcionamento em março de 2025, quando as infraestruturas de carregamento da Efacec estiverem totalmente instaladas.
O contrato assinado contempla a conceção e fornecimento, em regime de chave na mão, de uma estação com 4,4 MW de potência e três pontos de carregamento estacionários através de curtos troços de catenária a 25 kV, permitindo o carregamento de um comboio em menos de 10 minutos, segundo a empresa portuguesa.
O CEO da Efacec, Ângelo Ramalho, refere na nota que “a adjudicação deste projeto vem consolidar a presença da Efacec em importantes projetos de mobilidade na Dinamarca, nomeadamente o metro ligeiro de Odense, a expansão do metro de Copenhaga, entre outros”.
“Os resultados positivos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos mercados nórdicos e a elevada qualidade de execução dos projetos, sustentam a confiança dos nossos clientes e dos seus consultores técnicos nas competências da Efacec, potenciando a realização de um projeto inovador e desafiante” acrescenta Ângelo Ramalho no comunicado.
“Esta instalação assume um papel da maior relevância no processo de transição energética iniciado pela MJBA, dado que com a conclusão irá permitir o início da operação dos novos comboios elétricos, em substituição dos atuais veículos a diesel”, explica a Efacec.
A empresa dinamarquesa planeia reforçar o processo de transição com a utilização de energias renováveis, tendo sido considerada a instalação de painéis solares para permitir o carregamento dos seus novos comboios de baterias, bem como de autocarros e veículos elétricos com energia renovável.
O CEO da Efacec, Ângelo Ramalho refere ainda que “a Midtjyske Jernbaner confiou na nossa inovação e na excelência do nosso trabalho, atribuindo-nos este primeiro contrato para equipamentos deste tipo na Dinamarca, o que reforça o posicionamento da Efacec na liderança de um segmento de mercado emergente e com um potencial de crescimento muito relevante”.
Tal como explica o comunicado, este é o primeiro projeto desta natureza na Dinamarca.
A utilização de comboios elétricos com baterias permite a operação eletrificada de troços das redes ferroviárias, com menor densidade de tráfego, e onde a instalação de soluções tradicionais com catenária não se justifica do ponto de vista económico, acelerando a transição para uma operação mais ecológica. O carregamento através de segmentos de catenária permite adicionalmente que os mesmos comboios possam operar em troços já eletrificados.
Arne Lægaard, presidente do conselho de administração da MJBA, citada no comunicado, diz que “estamos muito satisfeitos por assinar o contrato com a Efacec para o fornecimento da infraestrutura de carregamento aqui em Lemvig para os nossos próximos comboios a bateria”.
“A nova infraestrutura é a base da nossa visão e o motivo pela qual somos o primeiro operador ferroviário na Dinamarca a operar comboios a bateria. Estamos ansiosos por colaborar com a Efacec e beneficiar da sua vasta experiência e conhecimentos”, declara a presidente da MJBA.
A MJBA, anteriormente Vemb-Lemvig-Thyborøn Jernbane, é o operador ferroviário da linha Vemb-Lemvig-Thyborøn, bem como da linha Holstebro-Skjern. A MJBA é também a proprietária da infraestrutura da linha Vemb-Lemvig-Thyborøn e gere a infraestrutura da linha Vestbanen.