O NOS Alive terminou o ranking da Maratona dos Festivais de Verão de 2023, promovido pela Cision, com 4.694 notícias e mais de 35 horas de exposição nas televisões e rádios, um crescimento de mais de 30% em relação a 2022.

Segue-se o Primavera Sound Port, com 2.421 notícias publicadas – na sua maioria nos meios digitais – e perto de oito horas de exposição. Trata-se de um aumento de 54% face ao ao anterior.

A fechar o pódio está o Super Bock Super Rock, com 1.906 notícias e mais de 23 horas de exposição televisiva e radiofónica, ainda assim uma ligeira descida em relação ao ano anterior.

O MEO Kalorama é o quarto festival com maior cobertura em 2023, a grande surpresa do ranking da Cision, que terminou 2022 no 9.º lugar da lista. A segunda edição do festival registou 1.831 notícias e maios de 18 horas de exposição mediática.

O Vodafone Paredes de Coura surge em quinto lugar, descendo do quarto conquistado no ano passado, com 1.875 notícias. Seguem-se o MEO Sudoeste (1.757), MEO Marés Vivas (1.463), CA Vilar de Mouros (1.131), Cool Jazz Fest (967) e Sol da Caparica (959). Ainda assim, o Sol da Caparica foi o terceiro festival do ranking com maior exposição nas televisões e rádios, com 25 horas de cobertura.

Festivais de Verão nas redes sociais

O NOS Alive dominou também nas plataformas sociais, não só em número de publicações, mas também nas interações. Teve 9.362 menções identificadas e mais de 1,4 milhões de interações. O MEO Sudoeste ocupa a segunda posição, com 2.951 publicações e 291 mil interações, e o MEO Kalorama encerra o pódio, com 2.429 menções e mais de 234 mil interações.

Seguem-se o Sol da Caparica (2.148 publicações e mais de 923 mil interações), Super Bock Super Rock (1.365 menções e perto de 114 mil interações), Primavera Sound Porto (1.296 menções), Vodafone Paredes de Coura (1.223 menções), MEO Marés Vivas (1.130 menções), Sumol Summer Fest (553 menções) e o RFM Somnii (546 menções).

Maratona dos Festivais de Verão

A Maratona dos Festivais de Verão é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa ao longo do ano a evolução da cobertura mediática de diversos festivais de música em Portugal. Este cálculo é feito através da metodologia de avaliação de comunicação da Cision, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas.

São analisadas todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa), entre 1 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023.

Os dados relativos às redes sociais analisados através da Brandwatch, plataforma líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais do grupo Cision. A Brandwatch usa a mais recente Inteligência Artificial e aprendizagem automática para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de usuários das redes sociais.