O caos nas urgências continua e na próxima semana 36 serviços em todo o país vão estar limitados, incluindo algumas áreas mais criticas como a via verde AVC, segundo o novo plano divulgado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

De acordo com o documento, que abrange o período entre 26 de novembro e 2 de dezembro, haverá alterações em 10 pontos da rede de serviço de urgências. Dos 83 pontos existentes em todo o país, 36 (43%) terão constrangimentos em algumas especialidades e 47 (57%) estarão a funcionar em pleno.

Na Região Norte, que tem 29 pontos de urgência, serão afetados 11 urgências em algumas especialidades, no Centro estarão limitados seis dos 17 pontos e na Região de Lisboa e Vale do Tejo 13 das 19 urgências estarão a funcionar condicionadas em algumas especialidades.

A Região do Alentejo tem três dos 12 pontos de urgência limitados e no Algarve duas das seis urgências estarão condicionadas.

Consulte, abaixo, a lista dos serviços, por região, que vão estar encerrados do dia 26 ao dia 2.

Norte

No norte do país, terão dificuldades de funcionamento a urgência médico-cirúrgica do Hospitalar de Chaves, nas especialidades de pediatria e ortopedia, com os doentes a serem enviados para Vila Real e Porto (Santo António). A Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Mirandela irá referenciar, durante este período, para Bragança na especialidade de ortopedia.

Ainda na mesma região, o Hospital de Braga vai ter dificuldades de responder na urgência de cirurgia geral durante toda a semana (enviando para o Hospital São João, no Porto) e nos dias 27 e 30 na especialidade de Ginecologia/Obstetrícia (enviando para Famalicão, Viana do Castelo, Guimarães e S. João).

Em Viana do Castelo, o hospital local terá dificuldades em pediatria no dia 02 de dezembro, enviando os doentes para Braga, e nos dias 26 e 01 e 02 e dezembro os constrangimentos serão em Cirurgia Geral, Medicina Interna e na Via Verde AVC. Os doentes serão enviados para o São João e para Braga.

A Via Verde AVC em Guimarães estará condicionada nas noites de 28 e 29 de novembro e 02 de dezembro, com os doentes a serem referenciados para Braga.

O Centro Hospitalar do Médio Ave, em Vila Nova de Famalicão, irá ter condicionamentos de cirurgia geral (26 e 27 e na noite de dia 02 de dezembro), encaminhando para o São João, em Pediatria (dia 02, encaminha para Braga) e em Medicina Interna (dia 01, doentes referenciados para Braga).

No Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, a cirurgia geral estará sempre condicionada (hospital de referência é o Porto – São João). Para Braga vão os utentes de pediatria, ortopedia e medicina interna durante alguns dias (e noites).

Na Unidade Local de Matosinhos estará condicionada a Cirurgia Geral, assim como em Povoa do Varzim/Vila do Conde, nalguns dias da semana. Os doentes serão enviados para o Porto (São João).

Em Penafiel, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, haverá limitações em todo o período na cirurgia geral (utentes para Santo António, Porto) e pediatria nalguns dias da semana.

Na unidade hospitalar de Vila da Feira (Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga) estará condicionada a ortopedia no período noturno (doentes atendidos em Gaia/Espinho), assim como a pediatria (noites de 26, 01 e 02 de dezembro) e a ginecologia/obstetrícia (26 e 02 e noite de dia 01)

Centro

Na região Centro, que tem 17 pontos na rede de urgência do SNS, as dificuldades verificam-se na Unidade Hospitalar de Viseu – Serviço de Urgência Polivalente nas especialidades de cirurgia geral e ortopedia (noites) e na Unidade Hospitalar da Guarda (ginecologia/obstetrícia e ortopedia, nalguns dias, e na cirurgia geral, medicina interna e Via Verde AVC durante toda a semana).

Na Unidade Hospitalar de Aveiro as dificuldades ocorrem da ginecologia, pediatria e cirurgia geral, em diversos dias, com os doentes atendidos em Coimbra, e em Águeda será no Serviço de Urgência Básica. Já na Figueira da Foz serão as especialidades de cirurgia geral e ortopedia a terem limitações nalguns dias, com os doentes a terem de ser vistos em Coimbra.

Em Leiria haverá dificuldades nas especialidades de Ginecologia, Pediatria, Cirurgia Geral e na Via Verde Coronária nalguns dias (doentes atendidos em Coimbra) e no ACES Dão Lafões – Centro de Saúde de São Pedro do Sul será o Serviço de Urgência Básica a ter constrangimentos a 28 e 30 de novembro, com os doentes a terem de ser atendidos em Coimbra.

Lisboa e Vale do Tejo

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, com 17 pontos no Serviço de Urgência do SNS, haverá dificuldades de resposta no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (ortopedia, dia 26), com os doentes a irem para o Centro Hospitalar Lisboa Central, e também no Hospital de Loures (ginecologia, pediatria e cirurgia geral, nalguns dias da semana.

A Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico terá dificuldades de resposta em ginecologia, pediatria e cirurgia geral, nalguns dias, com os doentes a terem de ser vistos em Coimbra, no Lisboa Central e em Torres Vedras, consoante a especialidade.

Já em Torres Vedras as dificuldades de resposta acontecem no período noturno da pediatria e nos dias 01 e 02 de dezembro na ortopedia. Os doentes passam para as Caldas da Rainha e para o Centro Hospitalar Lisboa Central.

Em Peniche haverá dificuldades no serviço de urgência básica na noite de dia 26 e em todo o dia 27, com os doentes a seguirem para as Caldas da Rainha.

Já a Unidade Hospitalar de Abrantes vai ter dificuldade de resposta na pediatria no dia 02 (doentes vão para Santarém ou Lisboa Central).

Santarém terá constrangimentos em ginecologia (noite de 27), pediatria (noites) e na Via Verde AVC (26 e 02 de dezembro) e os doentes irão ser vistos no Lisboa Central e em Cascais.  (CORRIGE A INFORMAÇÃO RELATIVA AO HOSPITAL DE SANTARÉM, QUE VAI MANTER EM FUNCIONAMENTO O SERVIÇO DE PEDIATRIA DURANTE A NOITE

No Amadora/Sintra as dificuldades serão nas especialidades de ginecologia/obstetricia e pediatria, nalguns dias, e no Garcia de Orta (Almada) em ginecologia, pediatria, cirurgia geral, ortopedia e Via Verde AVC, nalguns dias da semana, com os doentes a serem vistos em Setúbal e no Lisboa Central.

Na Unidade Hospitalar do Barreiro as dificuldades vão ocorrer nas especialidades de ginecologia e pediatria durante quase toda a semana (exceção a 26), com os doentes a terem de ser vistos no Garcia de Orta e no Lisboa Central.

No Montijo serão a ginecologia e a pediatria a terem algumas dificuldades, assim como no Centro Hospitalar de Setúbal.

No Norte Alentejano (Portalegre) haverá dificuldade de resposta na cirurgia geral.

Alentejo

Em Évora, há condicionamentos em pediatria (período noturno de 29) e cirurgia geral (toda a semana no período noturno e a 26 todo o dia) e na medicina interna (noites) com os utentes a seguirem para Lisboa Central e Norte.

Na Unidade Hospitalar do Baixo Alentejo – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica será a Via Verde AVC a ter dificuldades no período diurno do dia 02 de dezembro. Os doentes terão de ser vistos no Garcia de Orta.

No Centro de Saúde de Estremoz o serviço de urgência básica vai estar condicionado no dia 01 de dezembro e os doentes serão vistos em Évora.

Algarve

No Algarve, com seis pontos de urgência, haverá dificuldades em dois, nalguns dias: Faro (pediatria e cirurgia geral) e Portimão (pediatria, a 26 e 30)