Pedro Nuno Santos vai candidatar-se à liderança do Partido Socialista (PS), avançou a RTP, indicando que está a ser preparado um documento de apoio à candidatura do ex-ministro das Infraestruturas. Apontado há muito como o possível sucessor de António Costa, o deputado socialista terá já tomado a decisão de avançar para a liderança do partido. De acordo com o jornal Público, a formalização da candidatura acontecerá para a semana.
A decisão, confirmada entretanto ao NOVO, não apanha ninguém de surpresa. É pública e notória a ambição de Pedro Nuno Santos e, desde a demissão do primeiro-ministro, o enfant terrible do PS, pôs em marcha contactos e deu sinais de que iria mesmo avançar, tendo almoçado na quarta-feira com Francisco Assis, que pertence à ala mais moderada dos socialistas, e Ascenso Simões.
Pedro Nuno Santos poderá ter como adversário José Luís Carneiro, que ainda está a ponderar se avança com uma candidatura à liderança do PS. Em declarações à Lusa, o ministro Administração Interna e ex-secretário-geral adjunto dos socialistas admitiu esta quinta-feira estar a ponderar, mas disse ainda não ter tomado uma decisão.
“Tenho ponderado, mas ainda não tomei qualquer decisão. Tenho recebido manifestações de apoio de militantes, simpatizantes e de muitos cidadãos independentes. Apenas tenho mantido uma avaliação serena”, declarou José Luís Carneiro, um dos principais membros da chamada ala moderada do PS.
José Luís Carneiro observou que está em curso “um diálogo interinstitucional que deve ser respeitado, porque visa salvaguardar o interesse nacional”. “A estabilidade do país, perante um quadro internacional extraordinariamente exigente, deve ser a prioridade de todos”, advertiu.
As declarações do ministro acontecem a poucas horas da reunião da Comissão Política Nacional do PS, marcada para as 21h00.
Notícia em atualização