O exército de Israel partilhou esta sexta-feira uma imagem satélite onde mostra que os centros de comando do Hamas estão escondidos debaixo do hospital de Al-Shifa, na Faixa de Gaza.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, afirmou à imprensa que “o Hamas usa os hospitais de Gaza para manter escondida toda uma infraestrutura de comando e controlo e como refúgio para alguns terroristas e seus comandantes”.
“O Hamas opera dentro e esconde-se por baixo do maior hospital de Gaza. As suas prioridades são claras – e o povo de Gaza não está entre elas”, acusou na rede social X.
Hagari afirmou ainda que, de acordo com informações na posse de Israel, “há combustível nos hospitais de Gaza e o Hamas está a utilizá-lo para alimentar a sua infraestrutura”.
Hagari apresentou uma série de fotos aéreas, gravações de áudio e uma reconstituição em computador de como seria o dispositivo montado pelo Hamas nos hospitais do enclave, especialmente em Shifa, na Cidade de Gaza e o maior do território. O dispositivo consistiria, segundo o exército israelita, numa complexa rede de túneis e salas na cave do hospital, com um sofisticado centro de comando e controlo da organização palestiniana.
O porta-voz militar israelita advertiu que, “quando as instalações médicas são utilizadas para fins terroristas, correm o risco de perder a proteção contra ataques de acordo com o direito internacional”.
Hagari afirmou que “as Forças de Defesa de Israel continuarão a esforçar-se para minimizar os danos aos civis e a agir de acordo com o direito internacional, como têm feito há mais de duas semanas”, pedindo aos civis no norte do território e da cidade de Gaza que se desloquem “temporariamente, para sua própria segurança, para o sul”.
O Hamas tem acusado Israel de atingir vários alvos civis nos bombardeamentos que tem levado a cabo na Faixa de Gaza. O exército israelita tem recusado as acusações, dizendo que é o Hamas que usa civis como escudos humanos.