A Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas, entre 5,25% e 5,50%, após 11 subidas desde março do ano passado. É a segunda vez que a Fed decide não mexer nas taxas diretórias nas três últimas reuniões de política monetária norte-americana, o que deixa antevês que já terá atingido o pico dos juros.

Esta reunião serviu também para atualizar as projeções macro para a economia norte-americana, com o Comité Federal de Mercado Aberto a prever mais uma subida ainda este ano, antes de as taxas começarem a descer no próximo ano, antevendo dois cortes em 2024.

No que ao crescimento económico diz respeito, a Fed reviu em alta a última projeção, esperando agora  um crescimento de 2,3% este ano, contra os 1% calculados em junho. Para o próximo ano, a expectativa é de 1,5%, também acima dos 1,1% anteriormente estimados.

A inflação tem dado sinais de descida nos Estados Unidos, estando já longe do pico de 9,1% registado em junho do ano passado. Em agosto, atingiu 3,7%.