O FC Porto começou bem a fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/2024. Os dragões bateram o Shakhtar em solo alemão, na cidade de Hamburgo, por 3-1 e a verdade é que começaram cedo a espelhar a sua superioridade.

Aos 8 minutos Galeno inaugurou o marcador ao recargar um remate de André Franco, porém, o Shakhtar, com uma equipa muito jovem (média de 23 anos), ripostou e empatou com um golo de cabeça de Kelsy, com Pepe a desguarnecer as suas costas.

O FC Porto não esmoreceu e num lance de pressão alta Galeno aproveitou uma atrapalhação ucraniana para fazer o bis e recolocar o FC Porto na frente. Aos 29 minutos, Taremi, de novo titular, marcou pelo segundo encontro consecutivo e, praticamente, sentenciou a partida ainda com uma hora por jogar tamanha mostrou ser a ingenuidade dos ucranianos.

Até ao intervalo o iraniano ameaçou o 1-4 e ainda ofereceu o hat-trick a Galeno que permitiu a defesa de Riznyk.

Nos primeiros 15 minutos da segunda parte Diogo Costa teve que se aplicar por duas vezes e foi só. O FC Porto vence fora, marca três golos pela primeira vez num só jogo esta época e dá um passo importante rumo à qualificação, apesar de ter sido apenas o jogo inaugural, visto que no outro encontro do grupo o Barcelona goleou por 5-0 os belgas do Antuérpia com João Félix a marcar em duas ocasiões e ainda a assistir.