IL vota a favor de moção de censura do Chega para “estar ao lado dos portugueses”

Iniciativa Liberal critica moção que “só vai dar palco ao PS”, mas decidiu votar a favor devido “ao degradar constante e crescente da situação do país”. Os liberais abstiveram-se na moção de censura apresentada pelo Chega em julho de 2022.

A Iniciativa Liberal vai votar a favor da moção de censura apresentada pelo Chega. Ao contrário do PSD, que vai voltar a abster-se, os liberais votarão favoravelmente a moção apresentada pelo partido de André Ventura tendo em conta “o degradar constante e crescente da situação do país”.

Apesar de classificar a moção de censura como “uma manobra de comunicação e de distração” que “só vai dar palco” ao Partido Socialista, a IL decidiu votar ao lado dos deputados do Chega por considerar que a situação do país tem vindo a degradar-se e os serviços públicos estão a piorar.

“A Iniciativa Liberal tem estado ao lado dos portugueses, aqui uma vez mais não podemos deixar de estar ao lado dos portugueses”, disse à agência Lusa Patrícia Gilvaz. A deputada da IL afirmou ainda que não é possível “ignorar o contexto socioeconómico” e “o degradar constante e crescente da situação do país”.

Os liberais abstiveram-se na moção de censura apresentada pelo Chega em julho de 2022, adotando a mesma posição dos sociais-democratas. Já o Chega foi o único partido a votar favoravelmente a moção de censura apresentada pela IL no início deste ano. O PSD absteve-se juntamente com o PAN e o BE e os restantes partidos votaram contra.