Putin convidou Kim Jong-un a visitar a Rússia

Encontro servirá para aumentar a cooperação entre os dois países, nomeadamente para a Rússia receber armamento para ajudar no esforço de guerra na Ucrânia e a Coreia do Norte receber alimentos e tecnologia.

Vladimir Putin convidou Kim Jong-un a visitar a Rússia nos próximos dias. Há algumas semanas que o encontro está a ser preparado, até já tinha sido noticiado, só faltava a confirmação, que surgiu agora.

“A convite do presidente da Rússia, Vladimir Putin, o Presidente dos Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un, efetuará uma visita oficial à Rússia nos próximos dias”, anunciou hoje o Kremlin.

O anúncio do convite endereçado a Kim Jong-un seguiu-se a outro de que Vladimir Putin irá participar no Fórum Económico Oriental, hoje e amanhã, local onde o The New York Times tinha já adiantado que se encontrariam os dois líderes.

Este encontro servirá para aumentar a cooperação entre os dois países, nomeadamente para a Rússia receber armamento para ajudar no esforço de guerra na Ucrânia e a Coreia do Norte receber alimentos e tecnologia.

Entre as armas que a Coreia do Norte vai fornecer à Rússia estarão peças de artilharia e mísseis antitanque. Em troca, o país deverá receber tecnologia avançada para satélites e para submarinos movidos a energia nuclear.