Indonésia regista sismo de 5,9 na escala de Richter

Epicentro ocorreu perto da ilha Celebes, a uma profundidade de cerca de 10 quilómetros. Para já não há registo de vítimas nem foi acionado alerta de tsunami na região.

Um terremoto de magnitude 5,9 na escala de Richter atingiu a península de Minahassa, ao largo da ilha indonésia de Celebes, na Indonésia, avança a Reuters, citando o Centro Alemão de Pesquisa de Geociências.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu às 21h43 locais (15h43 em Lisboa), a uma profundidade de 9,9 quilómetros.

Não há, para já, relatos de vítimas ou danos causados pelo terremoto.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia adiantou que, dada a pouca profundidade do epicentro, o terremoto não deverá causar um tsunami.

Em 2004, a Indonésia sofreu um dos maiores terremotos de que há registos e um dos mais mortíferos e devastadores do séc. XXI, ao largo da ilha de Sumatra, com uma magnitude de 9,1 na escala de Richter. Cerca de 230 mil pessoas morreram. Ao abalo seguiu-se um tsunami, que acabou por ser o responsável pela morte de cerca de 170 mil pessoas.

A Indonésia situa-se no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma zona que assenta sobre várias placas tectónicas e, por isso, bastante propícia a elevada atividade sísmica