Santana anuncia em meados de 2024 se avança para Belém
Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz reagia à disponibilidade anunciada por Luís Marques Mendes de ser candidato presidencial em 2026.
Pedro Santana Lopes revelou hoje que, se for candidato às presidenciais de 2026, anunciará a sua decisão em junho ou julho do próximo ano.
Numa entrevista à SIC Notícias na noite desta quarta-feira, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente do PSD não descartou a possibilidade de avançar para Belém. Disse, até, que é “uma possibilidade”, mas atirou para “quando for a altura” uma decisão ou anúncio.
Reagindo à disponibilidade manifestada pelo também ex-líder do PSD Luís Marques Mendes de poder ser candidato a Belém, desde que tenha uma vaga de fundo, Santana Lopes disse que o agora comentador acelerou a discussão sobre as presidenciais de 2026
”Eu tinha dito que, sim, que admito essa possibilidade quando for a altura, sim. Tinha dito algo no mesmo sentido, embora não tão afirmativo. Por um lado, Luís Montenegro disse que não é altura para falar de Presidenciais e eu vou já dizer que não acho”, afirmou o ex-primeiro-ministro, dando conta de que, se for mesmo um candidato, “faz sentido” anunciar “no meio do ano, junho, julho” do próximo ano.
Sobre a participação de Marcelo Rebelo de Sousa na Universidade de Verão do PSD, o autarca da Figueira da Foz salientou que “este gesto tem significado e o resto é conversa”. “Se estivesse em ‘clima’ de lua de mel política, como esteve vários anos, com António Costa, ele não iria”, assumiu.
À entrada da Universidade de Verão do PSD, que estará a decorrer em Castelo de Vide e que esta quarta-feira conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o líder social-democrata recusou-se a comentar aos jornalistas o anúncio feito por Marques Mendes, dizendo que este não é o tempo de falar das presidenciais e que só em 2025 se dedicará ao tema.
Recorde-se que Marques Mendes apareceu, 16 anos depois, ao lado de Luís Montenegro na rentrée do partido, na Festa do Pontal, o que na altura foi visto por alguns sectores do PSD como um lançamento do comentador televisivo para Belém. São vários os nomes que desde há meses correm nos bastidores sobre eventuais presidenciáveis na área do PSD. Marques Mendes é um, mas da lista faze ainda parte Durão Barroso (que também vai estar na Universidade de Verão), Passos Coelho e Santana Lopes (que Luís Montenegro já disse que vai voltar a filiar-se no partido).