Os pilares do liberalismo interagem entre si. A liberdade de fazer trocas comerciais com outras nações, estruturante no liberalismo económico, também fomenta o liberalismo cultural porque cria incentivos económicos a compreender e abraçar a diversidade. As mudanças trazidas pelo liberalismo económico e cultural podem trazer mudanças estruturais à forma como uma sociedade encara o liberalismo político. As mesmas interações acontecem com o liberalismo epistémico. O liberalismo epistémico não só é uma componente importante do liberalismo como é essencial para os outros pilares do liberalismo funcionarem.
Sem uma livre troca de ideias, o liberalismo político não é possível. Não é por acaso que um dos primeiros passos para impor um regime totalitário é, precisamente, limitar a liberdade de expressão e controlar as fontes de informação. Na União Soviética, o Partido Comunista tinha o seu jornal oficial, ao qual dava o nome de Pravda, a Verdade. Os regimes totalitários buscam controlar a verdade, impedindo qualquer um de a desafiar, de apresentar versões e ideias alternativas, de contribuir para a evolução do conhecimento. A liberdade política exige liberdade de expressão, uma das componentes mais importantes da liberdade epistémica.
Também a liberdade económica está intrinsecamente ligada e é interdependente da liberdade epistémica. A liberdade económica exige mecanismos de concorrência livre, ou seja, que diferentes modelos de negócio possam competir no mercado e que exista a possibilidade de livre entrada e saída. A economia de mercado é uma das maiores plataformas de troca de conhecimento disperso que existem. Ao fazer uma compra, ao escolher uma marca em vez de outra, um consumidor está a transmitir uma pequenina parte do conhecimento disperso que só ele tem: a sua preferência por um produto ou marca. Se muitos consumidores fizerem o mesmo, é possível que o preço daquele produto ou marca aumente. O aumento do preço passará a mensagem para as empresas de que aquele produto ou marca corresponde às preferências dos consumidores e assim será produzido mais, para benefício de todos. Os preços são, assim, vetores de conhecimento. É por isso que quando se limita o movimento de preços se está a limitar também a partilha de conhecimento na economia. Não é por acaso que é comum surgir escassez quando se limitam preços num determinado mercado: o principal vetor de informação de que é preciso produzir mais foi eliminado.
O liberalismo cultural também depende do bom funcionamento do liberalismo epistémico. A cultura e as tradições essenciais para a coesão de uma sociedade formam-se, consolidam-se e evoluem em resultado de processos evolutivos de troca de conhecimento. Sem a liberdade de expressão daqueles que desafiam normas culturais e tradições, elas nunca evoluiriam. A homossexualidade deixou de ser crime e o casamento entre pessoas do mesmo sexo existe hoje em boa parte do mundo desenvolvido porque alguns movimentos, numa altura em que o tema era impopular, tiveram a liberdade de o trazer para a discussão pública.