África do Sul apreende 250 quilos de heroína vinda de Moçambique

Droga estava escondida num fundo falso na parte traseira de um veículo pesado de transporte de mercadorias, apreendido na noite de domingo, em Mpumalanga.

Um homem de 49 anos foi detido por entrar no nordeste da África do Sul com cerca de 250 quilogramas de heroína proveniente de Moçambique, com destino ao mercado internacional, anunciou hoje a polícia sul-africana.

A droga, estimada em 75 milhões de rands (3,7 milhões de euros), foi apreendida na província sul-africana de Mpumalanga, que faz fronteira com o país lusófono vizinho, segundo as autoridades.

Em comunicado, a unidade policial de investigação de crime organizado prioritário (Hawks, na sigla em inglês) referiu que a droga estava escondida num fundo falso na parte traseira de um veículo pesado de transporte de mercadorias, apreendido na noite de domingo, em Mpumalanga.

“O corpo de bombeiros assistiu na abertura do compartimento falso, onde foram descobertos 250 sacos de heroína de 1 kg com um valor estimado de 75 milhões de rands”, explicou.

“A droga, que se destinava ao mercado internacional, vinha de Moçambique”, adiantou a polícia sul-africana.

A polícia sul-africana escusou-se a divulgar a identidade e nacionalidade do suspeito, indicando que será presente esta semana a um juiz de tribunal por “posse ilegal de droga com intenção de distribuição”.

A força de segurança indicou também que está a investigar “como o camião conseguiu entrar na África do Sul sem ser revistado minuciosamente na fronteira”.

Segundo as autoridades de segurança sul-africanas, a apreensão da droga resultou de uma operação conjunta no âmbito de um organismo trilateral constituído pelos ministérios responsáveis pelo policiamento das repúblicas da África do Sul, Moçambique e Tanzânia, para combater o tráfico de heroína pela “Rota do Sul”.