Governo mantém em Julho ISP dos combustíveis mas aumenta taxa de carbono

Desconto no ISP traduz-se em 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e 15,3 cêntimos por litro na gasolina, a que se soma a actualização – 2 cêntimos no gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina – do adicionamento sobre as emissões de CO2.

O Governo mantém inalterado, este mês, o desconto no imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) dos combustíveis, actualizando a taxa de carbono em 2 cêntimos no gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina, anunciou o Ministério das Finanças.

Em Julho, o desconto no ISP traduz-se em 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e 15,3 cêntimos por litro na gasolina, a que se soma a actualização – 2 cêntimos no gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina – do adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono), que foi iniciado em Maio.

A redução da carga fiscal em Julho, segundo o comunicado, passa a ser de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 27 cêntimos por litro de gasolina.

Em Junho, a redução tinha sido de 28 cêntimos por litro de gasóleo e de 30 cêntimos por litro de gasolina.

O Executivo anunciou que mantém também, em Julho, a redução do ISP aplicável ao gasóleo agrícola, de 6 cêntimos por litro.