Calor não dá tréguas: 11 distritos estão sob aviso amarelo até às 18h00 de amanhã
Já a costa sul da ilha da Madeira está sob aviso vermelho até às 20h00.
Onze distritos estão sob aviso amarelo até às 18h00 de amanhã, devido à previsão de tempo quente, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já a costa sul da ilha da Madeira está sob aviso vermelho até às 20h00.
“A previsão aponta para os próximos dias no arquipélago da Madeira temperaturas máximas da ordem dos 30 graus, que nas vertentes sul podem atingir os 35 graus”, cita a CNN Portugal que acrescenta: “o restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente”.
Em Portugal continental, estão sob aviso amarelo os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 18h00 desta quarta-feira.
Por causa da nuvem de partículas, oriunda dos fogos do Canadá, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, vento por vezes forte no litoral oeste e descida de temperatura na região Sul, em especial no litoral oeste.
Quanto às temperaturas mínimas, irão oscilar entre os 16 graus (em Viana do Castelo e Braga) e os 24 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus (em Aveiro) e os 40 (em Évora).
Face ao calor que o país atravessa, com os índices de radiação ultravioleta deverão estar igualmente elevados, a Direcção-Geral de Saúde a reforçar os avisos e as recomendações à população.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil fez também um alerta à população sobre o risco de incêndio rural nos próximos dias.