Comité organizador dos Jogos Olímpicos de Paris foi hoje alvo de buscas

Buscas foram ordenadas pela Procuradoria-Geral das Finanças francesa e visam também o órgão público responsável pela entrega de infra-estrutura olímpica e paraolímpica. Em causa estão supostos desvios de fundos públicos e favoritismo.

A sede do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 , na cidade francesa Cojo, foi hoje alvo de buscas pela polícia, divulgaram os organizadores. Em causa, estão supostos desvios de fundos públicos e favoritismo.

“Paris 2024 está a cooperar totalmente com os investigadores para facilitar as investigações”, disse o comité, ao anunciar as buscas, em um comunicado enviado às redacções.

Segundo a Procuradoria-Geral das Finanças francesa, citada pela Reuters, as buscas decorrem na sequência de uma investigação prévia lançada em 2017 sobre contratos feitos pelo comité organizador dos Jogos dos Olímpicos de Paris.

Já a sede do SOLIDEO, o órgão público responsável pela entrega de infra-estrutura olímpica e paraolímpica, também está a ser alvo de buscas decorrentes, igualmente, a uma investigação prévia, que remonta a 2022, após auditoria da Agência Francesa Anti-corrupção, adiantou a Procuradoria-Geral das Finanças.

Os Jogos Olímpicos de Paris realizam-se entre 26 de Julho e 11 de Agosto do próximo ano, já os Jogos Paraolímpicos entre 28 de Agosto e 28 de Setembro.