Entidade Reguladora da Saúde recebeu 82 mil reclamações em 2022

Cerca de metade das reclamações submetidas referem-se à falta de resposta em tempo útil ou razoável.

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 82.798 reclamações referentes a ocorrências em 2022, indica o relatório esta sexta-feira divulgado. Cerca de metade foram referentes à resposta em tempo útil ou razoável.

Segundo o documento da ERS, do total de reclamações submetidas à apreciação do regulador, 20.800 referiram-se a procedimentos administrativos, como a qualidade da informação disponibilizada e a confirmação prévia de agendamentos. Já 20.668 foram relativas a acesso a cuidados de saúde.

Por outro lado, o relatório indica que foram recebidos 12.779 elogios em 2022, mais frequentemente dirigidos ao pessoal clínico, mas também ao funcionamento dos serviços.

“Será interessante referir que ainda foram identificados 696 elogios a unidades de saúde no âmbito do assunto ‘covid-19’”, pode ler-se.

As instalações (27%) e o funcionamento dos serviços clínicos (também com 27%) foram os assuntos mais mencionados às sugestões com ocorrência em 2022.

O relatório realça que, relativamente a processos REC (reclamações, elogios e sugestões) de 2022, verificou-se que cerca de 60% (57.583) diziam respeito a estabelecimentos de cuidados de saúde do sector público, incluindo as PPP.

Por regiões, os dados da ERS indicam que 52% dos processos de 2022 submetidos à ERS foram relativos a estabelecimentos situados em Lisboa e Vale do Tejo, seguindo-se os do Norte, com 31%.

No total, a ERS recebeu 96.438 reclamações, sugestões e elogios por factos ocorridos em 2022, um aumento face aos 79.836 do ano anterior.

Em 2022, a ERS emitiu decisão relativamente a 86.730 processos REC. Em 13.453 dos casos decidiu efectuar uma análise adicional e, destes processos, 1.467 foram encaminhados para outras instituições com competências específicas para a sua análise, como as ordens profissionais dos médicos, dos enfermeiros e dos médicos dentistas, Direcção-Geral da Saúde, Comissão Nacional de Protecção de Dados e Ministério Público.