António Filipe revelou aos jornalistas que os partidos acordaram prolongar o prazo de apresentação de candidaturas a presidente da Assembleia da República para as 11h30.

“Houve um pedido de prorrogação de 30 minutos do prazo para apresentação de candidaturas, que estava previsto para as 11h00. Está consensualizado que seja até às 11h30”, disse o presidente interino da Assembleia da República aos jornalistas. “Sabemos que há uma candidatura, apresentada pelo partido Chega, e até às 11h30 aguarda-se que possam surgir outras”, acrescentou.

Questionado sobre se PS e PSD apresentariam  um candidato, António Filipe admitiu que sim: “Presumo que sim. Aliás, houve contactos das duas bancadas nesse sentido. Se é em conjunto ou não…”

“Foi feito um pedido e foi consensualizado. Não houve nenhuma oposição da parte de ninguém. Creio que há condições para a eleição começar à hora prevista”, acrescentou.

António Filipe confirmou que os deputados vão votar até que seja eleito um novo presidente da Assembleia da República: “Não há outra solução: vamos ter de repetir o processo até que haja um presidente da Assembleia da República”, confirmou o deputado comunista.

Questionado se o assunto será levado a Marcelo Rebelo de Sousa, António Filipe sublinhou que apenas é o presidente interino da Assembleia da República.

“Conselho de Estado? Como? Evidentemente que não. Eu não ouço o Presidente da República em situação normal. Eu estou aqui interinamente a resolver um problema da República, mas não me passa pela cabeça ir ao Conselho de Estado”.