Euro2020. Três Leões e nórdicos sonhadores lutam pelo lugar ao lado da “bella” Itália

Inglaterra procura voltar a uma final de uma grande competição após a conquista Mundial 1966 em casa, no Estádio de Wembley, contra uma Dinamarca cujo percurso tem corrido de feição, após o susto com Christian Eriksen logo no primeiro jogo, com a Finlândia.

Em certa medida, o percurso da Dinamarca no Euro 2020 faz lembrar o de Portugal em 2016. Na fase a eliminar, os dinamarqueses conseguiram evitar todas as grandes selecções até às meias-finais. E mesmo na noite desta quarta-feira (20 horas), frente à claramente favorita Inglaterra, os nórdicos podem sonhar contra os a turma dos Três Leões que está a um passo de voltar a uma final de uma grande competição, após a conquista do Mundial 1966, também em Wembley, frente à Alemanha (4-2, após prolongamento).

Até à data, depois do grande susto com Christian Eriksen (o coração do médio falhou em pleno relvado, mas recuperou) no jogo inaugural com a Finlândia, a Dinamarca perdeu (0-1), mas arregaçou as mangas e passou como segundo classificado do Grupo B. Ficando, assim, a selecção nórdica bem posicionada na fase a eliminar. Deixou o País de Gales para trás com categoria (4-0) e sofreu para afastar a Rep. Checa (2-1).

Foram dois adversários longe da dificuldade proporcionada pela Alemanha, eliminada pela Inglaterra, ou da Bélgica ou Espanha afastadas pela Itália, o primeiro finalista do campeonato da Europa. Porém, a verdade é só uma. É a Dinamarca que estará esta noite a discutir com a equipa de Gareth Southgate a restante vaga no último desafio do Euro 2020.

Em relação ao confronto entre Inglaterra e Dinamarca, o factor casa vai jogar claramente a favor dos ingleses. Estarão 60 mil adeptos nas bancadas de Wembley e todos, ou a grande maioria, irá torcer pelos Três Leões.

Dentro das quatro linhas, permanece a dúvida sobre a opção táctica de Gareth Southgate. O seleccionador inglês poderá voltar ao esquema de três centrais, para igualar os dinamarqueses. Já o fez com sucesso nos oitavos-de-final, frente à Alemanha, pelo que é provável que possa repetir a fórmula. Já a Dinamarca, tendo noção de que não será favorita, terá a tendência para uma maior contenção e permitir aos ingleses terem maior iniciativa, de forma a explorarem o contra-ataque.

Esta será a segunda vez que Inglaterra e Dinamarca se encontram num campeonato da Europa. Estas selecções foram adversárias no Grupo 1 do Euro 1992, mas a partida terminou empatada a zero. Os dinamarqueses, como já foi referido, viriam a conquistar a competição… Porém, há outro dado a reter do jogo desta noite, pode terminar empatado ao cabo dos 90 e 120 minutos, mas haverá sempre um eliminado e um qualificado para a final. Já no último embate entre ingleses e dinamarqueses, no Grupo 2 da Liga das Nações 2020/21, a vitória (1-0) sorriu aos nórdicos.